Direção de arte, campanha publicitária, design gráfico, website, merchandise, motion graphics, templates para social media e normas gráficas para a 17ª edição do festival de cinema LEFFEST.


Mais de uma década depois de se ter realizado pela primeira vez em Lisboa, em 2011, o LEFFEST mudou e transformou-se em Lisboa Film Festival, precisando assim de um rebranding.


O objectivo foi criar uma identidade visual suficientemente adaptável e aberta para representar o LEFFEST como um local de convergência e celebração da criação artística, onde cineastas e diferentes profissionais da indústria cinematográfica se juntam a alguns dos mais interessantes artistas e pensadores do mundo contemporâneo, tornando assim o LEFFEST o cenário perfeito para explorar os temas que actualmente estão a transformar a cultura.


Assim, pegamos a letra L e usámo-la para construir uma estrela de sete pontas. O sete representa Lisboa e as suas sete colinas e, ao mesmo tempo, representa o Cinema como a sétima arte.

LEFFEST, 2023

Como a I.A. está cada vez mais presente no nosso quotidiano, em 2023 o LEFFEST apresenta uma discussão sobre Arte e I.A., que procura estabelecer terreno comum para reavaliarmos o que pensamos ser a inteligência (tanto em contexto humano como artificial) e nos maravilharmos com o poder das suas capacidades criativas.


Para a identidade gráfica, exploramos o simbolismo da luz como dispositivo do cinema e, ao mesmo tempo, como antigo símbolo de compreensão e de pensamento intelectual. Empregamos reflexos nebulosos de luz em movimento, semelhantes a pixels, com figuras de mármore para representar a relação entre o ser-humano e a tecnologia.


Neste momento histórico em que nos tornamos criadores – ou seja, criadores de inteligência – precisamos repensar nossa visão sobre a criatividade, porque “apagar a linha entre humanos e máquinas é também obscurecer a linha entre homens e deuses” (Ex-Machina, de Alex Garland) e com isso, vem uma grande responsabilidade.